Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Qual é a melhor Média Móvel?

      "Qual é a melhor Média Móvel?"
      Essa é uma saga do trader, provavelmente todos os traders que estudam a "Análise Técnica" cedo ou tarde um dia se fazem essa pergunta. Existem vários tipos de média, Aritmética, Exponencial, Ponderada, etc, mas afinal, qual é a melhor e quantos períodos devo considerar para fazer a média? É inevitável chegar a esse dilema.
      Podemos escolher a média de várias maneiras, muitos traders escolhem os períodos de suas médias com base nos Números de Fibonacci que teoricamente tem relação com inúmeros elementos da natureza e por tanto tem forte relação com a psicologia humana, outros escolhem os períodos de suas médias com base em Siclos Econômicos ou Siclos Financeiros das empresas.
      Existe também a possibilidade de plotar a média em um gráfico e observar se ela comporta-se de maneira a indicar os pontos de inversão ou de repique, assim, o trader pode ir mudado a média até encontrar aquela que a seu ver é a média que mais se adapta ao gráfico.
      O período da média também pode ser definida contando os ciclos dos gráficos, basta observar e contar a quantidade de candles entre um ponto de repique e outro e determinar a sua média a partir da média de quantidade de candles entre um repique e outro.

      Mas no final das contas, até aqui são apenas maneiras de escolher uma média móvel e a pergunta não foi respondida, afinal, "Qual é a melhor média móvel?"

      Na verdade, a média móvel é apenas um indicador de tendência, basicamente a média móvel indica se a tendência é subir ou descer, se apontar para cima, a tendência é de alta e se apontar para baixo, a tendência é de baixa e com base nessa propriedade da média, os traders definem suas estratégias e as executam.

      Alguns traders dizem que as médias, seja ela aritmética, exponencial, ponderada ou qualquer outra coisa "é tudo a mesma coisa e não adianta procura a melhor média porque isso não existe", devemos respeitar a opinião de traders experientes pois o indivíduo provavelmente faz tal afirmação com base em uma vasta experiência de mercado, de fato, isso é verdade se considerarmos a média apenas para indicar uma tendência porém, se queremos usar uma média para executas nossas estratégias a resposta é bem diferente,
devemos nos perguntar: O indivíduo que faz tal afirmação por um acaso testou todas as médias possíveis para fazer tal afirmação? É bastante óbvio que não pois sua opinião seria diferente se o indivíduo efetuasse estudos amplos sobre sua afirmação.
   
      A minha afirmação é a seguinte:
      A Melhor Média Móvel é aquela que retornou mais lucros até o momento.

      Para determinar tal média, é necessário definir primeiro a estratégia, suponhamos que a estratégia é a mais simples possível, usando duas médias de períodos diferentes, executa-se a compra quando a média menor cruzar para cima e vende quando a média menor cruzar para baixo, com base nesta estratégia, executamos estudos em uma base de dados usando todas as combinações possíveis de médias e então a resposta é bem simples "A Melhor Média Móvel é aquela que retornou mais lucros".

      Então, na minha opinião, para determinar a melhor média móvel é preciso duas coisas:
      1. Definir a estratégia
      2. Executar estudos amplos sobre a estratégia

      Porém para isso se faz necessário um know-how em programação, eu pessoalmente recomendo que o trader faça um curso de Programação VBA para poder executar seus estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário